Barack Obama: O Surpreendente

Padrão

obama-03

     Continuo ainda tão empolgada com a vitória de Obama, que não consegui evitar um novo post sobre isso. Pensar em Obama, hoje, é acreditar finalmente que o sonho americano ainda existe, e que realmente tudo é possível. Porém essa vitória possui vários ângulos.

 

            1. Barack Obama: O Candidato Negro

 

               O que mais marcou a campanha de Obama foi a sua condição de candidato negro, ou como ele mesmo diz : mulato. Quem, há 10 anos atrás, poderia imaginar que um homem de classe média, negro, descendente de mulçumano, imigrante, mestiço, e que trabalhava para os pobres, poderia um dia ser o presidente dos EUA, ou seja, o homem mais poderoso do mundo? Não, ninguém poderia. Até mesmo o Martin Luther King.

 

           2. Obama: O Adolescente com problemas             

         Para aqueles que dizem que alguém que usa drogas, ou sofreu abandono dos pais, ou qualquer desvio social, que para opinião de conservadores seria algo irreversível, ou determinante de caráter. Temos agora Obama para mostrar que não. As situações podem ser revertidas, controladas, mudadas. Nenhum jovem está perdido, até que ele mesmo diga que não há volta.

 

        3. Obama: O Candidato

     Candidato de bom discurso, carisma, extrema inteligência, equilíbrio. Esse era Obama. O equilíbrio e a astúcia que tinha em seus debates era eloquente e encantador. O seu discurso parecia algo cinematográfico, cheio de promessas para todo o tipo de americano, para a política externa, para as mudanças em geral.

 

    4. Obama: O Novo Presidente

        Pensar que porque foi o Barack que ganhou e não o Jonh, significa que o mundo mudará completamente, é um erro ingênuo e tolo.  Ele é a esperança de que a política americana será diferente em inúmeras maneiras. Agora poderemos acreditar que os EUA terá uma política diferente em alguns sentidos:

     – Contribuir -finalmente- com os esforços dos demais países em reverter, ou amenizar os efeitos climáticos.

     – Esquecer as barreiras raciais, não só aos negros é claro, mas também aos latinos, asiáticos,e aos mestiços em geral.

     -Um política econômica sem tanta especulação, motivo esse ao qual o seu país encontra-se em crise. Um economia mais aberta aos exportadores, sem tanta barreira alfandegárias, e sem a especulação do valor dos comoditties. 

   – Uma política sem guerras, sem “brigas” internacionais, sem intervenção na política de países subdesenvolvidos.

  – Uma política que termine com a “rixa” EUA X Cuba.

 

 

        Enfim, se alguém que recebeu apoio e sentimento de esperança de modo global, e que fez surtirelogios por parte de novos ditadores, como Hugo Chaves, então é algo a se venerar. Ele ganhou por ser negro sim, mas não somente por isso é claro. Caso ele fosse branco e com os mesmo qualitativos que possue, certamente a sua vitória não teria sido tão comentada, emocionante, empolgante, justa e de fator histórico. Também não teria tanto apoio das classes menos favorecidas, e sobretudo dos jovens. E o oposto também é válido. O mundo está em colapso, precisando de renovação e nada mais justo que ter um representante do mundo, com características de tudo aquilo que um dia o mundo evitou.  Mas não esqueça que ele governará para os americanos,e tão somente.

 

 

 

obama-022

 

 

Tchau,

e sonhe muito bem…

Anúncios

Sobre Fernanda Serafim

Um pouquinho Um pouquinho de prosa pode aquecer o coração, acalmar a mente e criar um novo futuro. Um pouquinho de chá pode aquecer o coração, acalmar a mente e relembrar o passado. Passado é quem você foi, e o futuro é quem você será. Então diga a quem você é presente, que com um pouquinho de calma, amor e dedicação o você futuro será lindo!

Uma resposta »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s